Madalenas de atum e legumes
Com a chegada do verão, o tempo convida a banhos e a convívios, petiscos, almoçaradas... Aqui está uma receita perfeita para levar consigo num dia de praia/ piscina ou simplesmente para compor o leque de pequenos petiscos nas mesas de festa ou de patuscadas!
O seu tamanho reduzido permite que seja servido como acepipe mas de igual modo, pode também, ser o elemento chave de uma refeição mais composta como o almoço ou jantar...basta adicionar-lhe uma boa dose de salada!
Bom apetite.
Para o polme vai precisar de:
2 ovos
1/2 chávena de café de farinha milho
1/2 chávena de café de farinha de arroz
2 chávenas de café de farinha culinária (utilizei uma sem glúten)
1 chávena de café de água
1 colher de café de fermento em pó
1 c.sobremesa de azeite virgem
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta rosa moída
1 pitada de noz moscada
Coloque todos os ingredientes num recipiente e bata tudo até ficar cremoso e sem grumos. Se gosta de poupar tempo, pode fazer como eu e colocar tudo no copo liquidificador.
Reserve o polme.
Para o recheio vai precisar de:
4 a 5 vagens de feijão verde redondo (pode utilizar do ''normal'')
1 tira de pimento vermelho
1/3 de courgete ralada (com casca)
1 lata de atum ao natural
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Lave todos os legumes. Corte as vagens em rodelas finas e o pimento em pequenos cubinhos. Rale a courgete. Misture todos os legumes e por fim adicione o atum em pedaços misturando tudo muito bem. Retifique os temperos (eu coloquei um pouco de pimenta rosa, achei que não precisava de mais sal) e por último, verta o polme na mistura dos legumes.
Depois de tudo muito bem misturado, coloque o preparado em pequenas forminhas de madalenas (aquelas com formato de conchinhas). Se as formas forem de silicone, não precisa de untar e é tudo mais prático! Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até estarem douradas.
Estão prontas!