Massada de legumes
E agora que os dias começam (finalmente) a aquecer, que tal uma dica de almoço para levar na lancheira, que pode ser consumida a frio ou a quente?
Noto que muitas vezes, os meus clientes ficam sem ideias e acabam por cair naquela rotina de levar sempre as mesmas refeições...sempre aqueles 'legumes cozidos ou salteados ou salada', tanto que às vezes sentem que já não aguentam o cheiro daquele almoço nem mais um dia. Alguém se revê nisto?
Pois bem, não tem nada a ver se gostamos muito de legumes, ou não. Tem sim a ver com o facto de estarmos permanentemente expostos à mesma refeição, e como tudo o que é demais enjoa, convém irmos aplicando alguma criatividade às refeições, para que seja mais fácil manter o plano nutricional saudável por mais tempo, sem cair na tentação de preparar uma refeição menos adequada.
Esta receita pode perfeitamente ser aplicada numa dieta vegetariana (por si só) ou ser depois complementada com algum tipo de proteína de origem animal, e o melhor é que fica feita num instante!
Bom apetite!
(para 2 pessoas)
Vai precisar de:
Massa alimentícia, cerca de 1 chávena - do formato que mais gostar
Lentilhas vermelhas, cerca de 1/2 chávena
1 cebola
1 dente de alho
1 rodela de gengibre
Água para cozedura (1,5l)
Legumes a gosto (cerca de 2 chávenas)
Temperos:
sal, 1 c.café
pimenta de moinho q.b.
tomilho, 1 c.chá
cebola desidratada, 1 c.sopa
pimentão vermelho 1 c.chá
gengibre em pó, 2 c.chá
Azeite de infusão de erva príncipe, gengibre e cardamomo (brevemente explico como faço o meu), 2 c.sopa
Modo de preparação:
Comece por colocar as lentilhas vermelhas numa peneira e lave as bem (caso utilize lentilhas verdes comuns, convém demolhar por 8h e deitar a água fora).
Numa panela com água a ferver, sal, alho e 1 rodela de gengibre, adicione as lentilhas e deixe cozinhar. Vá retirando com uma escumadeira a espuma que se vai formando ao cimo da panela e aguarde cerca de 5min.
Adicione então a massa à água de cozedura e conte mais 7min, escorra bem e reserve.
Numa frigideira ou wok, adicione a cebola muito picada e o azeite de infusão. Quando a cebola começar a ficar transparente, adicione os legumes (eu gosto de utilizar em juliana) e vá mexendo.
Tempere com as especiarias e o sal, envolva bem. Quando os legumes começarem a amolecer, adicione a massa e as lentilhas e deixe evapaorar alguma água que se formou no wok, mexendo sempre. Está pronto, é só servir ou guardar para o almoço do dia seguinte!
Pode no final, acrescentar outras fontes de proteína, as minhas sugestões são:
cogumelos, soja grossa, tofu - fontes vegetais (aptas para vegetarianos)
carne ou peixe desfiado, atum ao natural ou queijo fresco /feta aos cubos - fontes animais