Peito de perú com manga e hortelã
Sem ideias para o jantar? E se lhe disser que pode optar por um ''grelhado'' diferente do habitual, suculento e repleto de sabor?
Pois é, é que pode mesmo...
Vai precisar de:
2 peitos de perú
1 raminho de hortelã fresca
3 dentes de alho esmagados
2 dl de vinho branco
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de sal marinho
1 c.café de gengibre em pó
1 c.sobremesa de caril indiano em pó
3 c.sopa de azeite
2 c.chá de sementes de sésamo
1 manga
Modo de preparação:
Comece por marinar a carne para que ganhe sabor (20 minutos serão suficientes!): Numa taça, esfregue os alhos esmagados na carne. Depois tempere com o sal e pimenta, de ambos os lados. Pique o raminho de hortelã e acrescente apenas metade à carne. Misture, num copo ou tacinha, o vinho com as restantes especiarias e o azeite, e depois regue a carne com este preparado. Certifique-se de que toda a carne é ''banhada'' por este caldo e deixe repousar cerca de 20 minutos.
Descasque a manga e corte ao meio, retirando o caroço. Corte a manga em tiras finas e deite-as sobre uma chapa de grelhar anti-aderente, deixando-as grelhar de ambos os lados. Quando começarem a ficar amolecidas, deite uma c.sopa de azeite na chapa e e adicione a restante metade da hortelã picada, envolvendo tudo para ganhar sabor. Retire do lume e reserve.
Na mesma chapa onde grelhou a manga, deite o perú reservando o caldo da marinada. Sele a carne por cerca de 2 minutos de cada lado (dependendo da espessura da carne). Quando a carne estiver selada (e com as marcas da chapa) de ambos os lados, vá deitando o caldo aos poucos para que continue a cozinhar a carne. Se for necessário pode acrescentar um pouco de água, para que não fique demasiado seco.
Quando estiver cozinhada, retire do lume e deixe repousar cerca de 10 minutos antes de servir.
Coloque as tiras de manga ao redor do peito de perú, e salpique com as sementes de sésamo.
Sugiro que sirva com uma salada fresca e colorida.
Bom apetite!