Azeite Aromatizado
Se leram a última receita publicada aqui no blog, devem ter reparado que um dos ingredientes que utilizei foi azeite aromatizado. Mencionei também que brevemente iria explicar como o faço, de forma artesanal, económica, prática e saudável.
Para os que não acompanharam, podem ver a receita da Massada de Legumes e uma das várias utilizações destes azeites aromatizados aqui. Nesta receita utilizei o de gengibre, erva príncipe e cardamomo.
O azeite aromatizado é uma excelente forma de temperar saladas, salteados e até assados no forno, de uma forma prática, muito saborosa e sobretudo mais saudável porque nos permite reduzir a quantidade de sal e sobretudo porque sabemos exactamente aquilo que estamos a utilizar para temperar os nossos alimentos.
Por muito que a publicidade a certos temperos pré preparados nos possam levar a querer que tudo o que está no produto é natural e consequentemente não prejudicial à saúde, se analisarmos o rótulo reparamos que quase sempre há conservantes, corantes e outras substâncias química que não usaríamos nas nossas casas para temperar fosse o que fosse.
Ora bem, para escapar a esses aditivos e para poupar (sim, porque há azeite aromatizado no supermercado, mas feitas as contas é bem menos económico que o caseiro), partilho convosco três receitas de azeite aromatizado.
Vai precisar de:
Frascos de vidro apropriados (bem lavados e esterilizados*)
* Este passo permite que o azeite possa aguentar mais tempo sem estragar ou que as especiarias ganhem bolores. Basta mergulhá-los por completo (incluindo as tampas) em água fervente durante pelo menos 20min.
Para preguiçosos, colocar os frascos na máquina de lavar no programa mais quente de todos também resulta ;)
Não tem muito que saber, depois de colocados todos os temperos nos frascos, é só preencher o restante espaço com um bom azeite virgem extra e agitar ligeiramente para que todas as especiarias fiquem completamente submersas no azeite e possam ir libertando sabor.
A azeite deve repousar num ambiente fresco, seco e escuro durante pelo menos duas semanas, para obter o máximo de sabor.
Azeite de Alecrim e Louro
- 3 a 4 folhas de louro secas (retiro sempre o veio central...mania que me foi passada pela minha avó, reforçada por mãe e madrinha)
- 2 raminhos de alecrim seco (sequei no desidratador, mas também pode ser no forno ou ao sol)
-1 raminho de alecrim fresco
Azeite de Gengibre, Erva Prícipe e Cardamomo
- 1 pedaço de gengibre fresco descacasdo e laminado (tamanho de 1 polegar)
-7 a 8 sementes de cardamomo (ligeiramente esmagadas, para sair mais sabor)
-10 folhas de erva prícipe secas
Azeite de Tomilho, Alho e Tomate
- 3 tomates cherry desidratados, às rodelas
- 3 raminhos de tomilho seco
- 1 dente de alho fresco, laminado
-10 bagas de pimenta rosa