Caril Vegetariano
Hoje trago-lhe um prato vegetariano e muito saboroso. Não, não sou vegetariana, nem pretendo que os outros mudem o seu regime alimentar. Já terá com certeza tido acesso a informação acerca da enorme pegada ecológica que deixamos no meio ambiente ao ter os níveis de consumo de produtos de origem animal atuais.
Pois bem, apesar de não partilhar a ideia de que todos devemos voltar-nos para uma alimentação vegetariana, reconheço que se introduzirmos 3-4x no mês uma refeição deste género, estamos já a dar o nosso contributo para o meio ambiente...com a vantagem de podermos variar as receitas lá de casa e de obtermos inúmeros benefícios nutricionais, sem colocar em causa a variedade, a qualidade e o equilíbrio alimentar.
Assim, o almoço de hoje foi caril vegetariano, acompanhado de arroz de cenoura e espinafres salteados. Apesar de parecer elaborada, esta receita foi bastante rápida de fazer...pelo que demorei cerca de 30minutos a fazer tudo.
Quer saber como fiz esta receita?
Para o caril vai precisar de:
80g de soja grossa (para 2 pessoas)
2 c.sopa de azeite virgem
1 cebola média
2 dentes de alho
50ml de vinho branco
200ml de leite de côco (utilizei caseiro)
1c.sobremesa de açafrão das índias
1 c.sobremesa de caril (utilizei do picante)
1c.café de sal
Pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Cebolinho q.b.
Para o arroz vai precisar de:
4 chávenas de café de arroz agullha
1 cenoura ralada
1 dente de alho
2 c.sopa de azeite virgem
8chávenas de café de água
1 c.café de sal
Para o salteado vai precisar de:
1 molho de espinafres
2 c.sopa de sementes de girassol
1 c.sobremesa de azeite virgem
pimenta q.b.
Preparação:
Comece por cozer o arroz. Num tacho coloque o azeite e o dente de alho picado, quando o azeite estiver quente, deite-lhe o arroz e envolva bem. Adicione a cenoura ralada, água e o sal, tape e deixe cozinhar em fervura média.
Entretanto, demolhe a soja em água fria durante 6-7 minutos e escorra bem. Num tacho, coloque o azeite e a cebola cortada em meias-luas. Quando a cebola começar a alourar, adicione os alhos picados e logo de seguida a soja.
Vá mexendo para não pegar e refresque com o vinho branco, deixando evaporar.
Acrescente o leite de côco e tempere com as especiarias. Reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Se necessário vá regando com um pouco de água, para poder obter um molho cremoso.
Por fim, numa frigideira antiaderente, coloque as sementes de girassol e deixe-as tostar. Não é necessário adicionar gordura, porque vão tostar no próprio óleo que contêm naturalmente. Vá mexendo, pois queimam com facilidade. Reserve numa tacinha.
Na mesma frigideira, coloque o azeite e os espinafres. Tempere e envolva-os bem, quando começarem a murchar, retire da frigideira e misture-os com as sementes tostadas.
Agora é só empratar tudo e servir quente.
Bom apetite.