Barritas de côco e papaia
Seja porque está aborrecido dos snacks mais comuns ou porque precisa de uma ajudinha nos níveis de energia, estas barritas são uma boa opção para quem não tem muito tempo para pausas de lanches e anda numa correria todo o dia, e também para quem pratica exercício físico e precisa de um snack energético que não fique a ''chocalhar'' no estômago durante os treinos.
Cá está a solução: barritas caseiras, saciantes, com menos açúcar e sem qualquer tipo de aditivos, corantes e conservantes (tudo coisas que vêm de ''brinde'' na barritas de compra...)
São muito rápidas e fáceis de fazer. Pode transportá-las em caixas herméticas, ou se preferir algo mais prático e que ocupe menos espaço, podem ser envolvidas em película aderente ou colocadas em saquinhos próprios para alimentos.
Vai precisar de:
1 tabuleiro de forno
1 folha de papel vegetal
1 c.sopa de óleo de côco
250g de côco seco ralado
200ml de leite de côco
4 medidas de proteína whey em pó
6 c.sopa de papaia desidratada (em cubos)
3 c.sopa de água
Preparação:
Num tacho, aqueça o leite de côco até ficar líquido. Dissolva aos pouco a proteína, tendo o cuidado de não deixar ferver a mistura. Desfaça eventuais grumos (basta os maiores, porque os restantes vão desfazer-se no próximo passo).
Acrescente o óleo de côco e vá mexendo até tudo se incorporar muito bem.
Numa picadora, coloque 2c.sopa de papaia e 3 c.sopa de água. Pique até obter uma ''geleia'' e junte-a ao preparado no tacho.
Acrescente o côco ralado e incorpore. Por fim, adicione a restante papaia em cubos (eu gosto de pedaços pequenos, por isso cortei em cubos menores), envolva e apague o lume.
Forre o tabuleiro com o papel vegetal e verta o preparado.
Espalhe uniformemente por todo o tabuleiro de forma a que fique com a mesma espessura em todos os sítios. Quando lhe parecer que está bom, calque bem a massa com as mãos, até que tudo pareça bem compactado.
Este passo é muito importante, pois se não ficar bem apertada, as barritas irão esfarelar depois de prontas.
Leve ao forno pré aquecido a 180 ºC por cerca de 25 min. Deixe arrefecer e corte em tiras (no meu caso, rendeu 21 barritas, mas dependerá do vosso tabuleiro e da espessura da massa).
Quando estiverem totalmente arrefecidas podem ser armazenadas. Conservam-se por 1 semana.
Notas:
1- Utilizei proteína em pó, para enriquecer as barritas e torná-las mais saciantes e nutricionalmente mais interessantes. Contudo, este passo é opcional, se não tiver este ingrediente, pode adicionar 1 a 2 c.sopa de gelatina incolor em pó.
2- Em vez de utilizar a ''geleia'' de papaia e água, pode utilizar geleia ou goma de arroz resulta muito bem . No entanto, como são produtos mais difíceis de encontrar, decidi aproveitar a papaia para ''ligar'' as barritas.