top of page

Blog - Receitas

Panna cotta proteica

É sexta-feira e sei que muitos aproveitam a desculpa do fim-de-semana para comerem alguma sobremesa menos recomendável e assim contornar a dieta.

Por isso, aproveito a deixa do fim-de-semana que se aproxima, para apresentar uma sobremesa que tem tanto de saudável como de saboroso.

No que toca ao seu aspecto e textura é muito semelhante à tradicional panna cotta italiana, contudo, tem muito menos calorias e açúcares adicionados!


Tem alguma gordura sim, proveniente do leite de côco, mas que é uma gordura boa (rica em ácido lipóico) e que tem vindo a ser apontada como boa aliada na perda de peso e redução de massa gorda corporal!


Por ser enriquecida em proteína poderá ser também uma boa alternativa para desportistas e atletas.


Com um delicioso sabor a baunilha e côco, cremosa, brilhante e pouco açucarada, esta é uma sobremesa maravilhosa que se derrete na boca! Bom apetite


Para esta receita vai precisar de:


1 lata de leite de côco (400ml)

5 folhas de gelatina incolor

5 scoops (medidas) de pó de proteína (usei de baunilha)

1 c.de sobremesa de essência de baunilha

1 c.sobremesa de açúcar de côco (ou opcionalmente mel ou açúcar amarelo)

200ml de leite magro (ou bebida vegetal)


várias forminhas de pudim (eu utilizei aquelas clássicas de inox, mas qualquer uma servirá)


Modo de preparação:


Corte as folhas de gelatina em pedaços e coloque-os numa taça com água fria. Reserve.

Num tacho, leve ao lume o leite de côco e o leite/ bebida vegetal, deixando aquecer até o leite de côco derreter e ficar homogéneo (não deixe ferver!)


Adicione a proteína, aos poucos e vá mexendo para não fazer grumos. Depois, escorra a água da taça e adicione a gelatina. Por fim coloque o açúcar e a essência de baunilha. Mexa tudo muito bem até dissolver tudo. Coloque em forminhas e leve ao frio até solidificar (cerca de 2h).


Se tal como eu, gosta de desenformar a panna cotta, basta que com a ponta de uma faça ou colher de café ''descole'' os bordos da sobremesa á volta de toda a tacinha para que entre algum ar na forma. Depois é só virar sobre um prato e está pronta a comer!

Rendeu 10 doses.



Notas:


1- Utilizei proteína de baunilha porque a meu ver é um sabor que fica bem com o côco, mas pode utilizar um sabor da vossa preferência. Também pode utilizar suplemento de colagéneo em vez de proteína, funciona bem porque já experimentei.


2- É importante não ferver o preparado por várias razões: garante que todos os nutrientes do leite de côco se mantém intactos; garante que não desnatura (''estraga a qualidade'') a proteína e a gelatina; garante que a sobremesa vai ter capacidade de solidificar no final.


3- Esta receita pode ser facilmente adaptada para vegetarianos e intolerântes ao leite de vaca, usando bebida vegetal em substituição do leite e proteína de origem vegetal em substituição da proteína clássica.


4- Se tiver daquelas forminhas de fundo amovível, será ainda mais fácil desenformar a panna cotta.


5- Comparada com a original, esta receita tem por cada dose:

menos 75kcal

menos 9,5g de gordura

menos 11,97g de açúcares

mais 9,23g de proteína


5- Comparada com a original, esta receita no total:

menos 765kcal

menos 92,70g de gordura

menos 80,98g de açúcares

mais 98g de proteína


Posts recentes
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page