top of page

Blog - Receitas

Sementes de Linhaça

Porque estamos no mês do coração, hoje darei destaque a um alimento que já conhecido por muitos, mas nem por isso muito consumido.


As sementes de linhaça possuem muitos benefícios nutricionais, contudo, os que mais se destacam são o seu teor em fibra e em ácidos gordos (gorduras) ómega3 e ómega6.


A fibra já certamente conhecida pelos seus benefícios ao nível da manutenção da saciedade e do bom funcionamento intestinal.


Mas e então os ómegas3 e ómegas6?


Os ómegas 3 e 6 são gorduras polinsaturadas, ou seja, são gorduras boas e essenciais já que o organismo não as consegue produzir. Logo, a única fonte destes componentes será a alimentação e eventualmente a suplementação alimentar.


É importante destacar que apesar de ambas serem classificadas como gorduras ''boas'', é extremamente necessário manter o equilíbrio (proporção) no consumo destes dois tipos de gorduras, para que possa de facto beneficiar da sua acção protectora para o coração.


Estas gorduras podem ser encontradas tanto em alimentos de origem vegetal, como de origem animal e a sua acção diferente conforme a fonte alimentar de onde provém. Por isso é necessário que se varie as fontes alimentares de gordura, para que possa obter vários tipos de ómegas 3 e 6 e possa assim ter todos os benefícios destes componentes.


Uma excelente fonte destas gorduras são as sementes de linhaça. Podem ser incluídas em diversas receitas, mas resumidamente há duas formas de consumo:


Inteiras - Os seus nutrientes não serão utilizados, pois farão maioritariamente a função de ''fibra'', porque as sementes não irão sofrer grandes alterações na digestão e, o seu conteúdo interior não será utilizado. No entanto, quando combinadas com um bom consumo de água, irão contribuir para um maior volume fecal e portanto, melhora a obstipação. Só poderá obter alguns nutrientes se mastigar muito bem as sementes.


Moídas - Os seus nutrientes estão pronto para serem utilizados e poderá aproveitar ao máximo as suas propriedades. Contudo, para garantir que retém o melhor deste alimento, sugiro que triture as sementes (pequenas quantidades de cada vez) e que as guarde num frasco (evitando o contacto com metais) ao abrigo da luz e do calor!


Aqui ficam 10 benefícios das Sementes de Linhaça:


1. Anti-inflamatórias

2.Fortalecem o sangue (combatem anemias)

3.Protegem o sistema cardiovascular

4.Fortalecem o sistema imunitário

5.Melhoram o funcionamento do sistema gastro-intestinal

6.Aumentam a sensação de saciedade

7.Melhoram o controlo da glicémia (importante na diabetes e na perda de peso)

8.Têm sido apontadas como anti-cancerígenas

9.Melhoram a retenção de líquidos e por isso são boas aliadas em situações em que existam oscilações hormonais (menopausa e síndrome pré menstrual)

10. Melhoram os níveis de energia


Além disto são também boa fonte de:

Potássio

Magnésio

Cálcio

Fósforo

Ferro

Vitamina B3

Vitamina E


Posts recentes
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page