Os Benefícios da Sopa
A sopa é um prato tipicamente português e de raízes mediterrânicas. Tem inúmeros benefícios nutricionais quando consumida regularmente.
No entanto e apesar de ser um prato tradicional, a sopa de produtos hortícolas está cada vez menos presente à mesa dos portugueses.
Nas minhas consultas são cada vez mais as pessoas que habitualmente não consomem este prato. Muitas porque dizem não ter tempo para a confeccionar, ou porque dizem não gostar e outras porque simplesmente não lhe foi incutido o hábito de consumo de sopa.
E porque é que os nutricionistas gostam tanto de destacar a sopa e os seus benefícios?
Porque é de extrema importância consumir diariamente produtos hortícolas em abundância e uma boa forma de consumir parte da quantidade de produtos hortícolas necessária ao organismo é precisamente colocá-los na sopa!
Ora além de verificar que as pessoas não consomem a sopa que deveriam, tenho verificado também que estão muito aquém de colocar no prato a quantidade desejável deste tipo de alimentos!
Embora a Dieta Mediterrânica tenha sido classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), a verdade é de uma forma global, estamos progressivamente a desviar-nos deste padrão alimentar milenar!
Há que trazer de volta as tradições alimentares (e de convivência à mesa) da Dieta Mediterrânica!
É importante lembrar que a sopa não é obrigatória (aliás, nas minhas consultas há muito poucas coisas obrigatórias) no entanto, se opta por não a consumir terá de reforçar o consumo de produtos hortícolas no prato ou alternativamente noutras refeições e momentos do dia.
Deixo aqui um poster informativo sobre os benefícios da sopa: