Cuide do seu Coração!
''Maio é o mês do Coração!'' Certamente já deve ter ouvido este slogan inúmeras vezes, seja na TV, rádio ou noutros espaços publicitários...
Pois bem, é ao longo de todo o mês de Maio que instituições, fundações e organizações de saúde promovem um conjunto de ações populacionais com o intuito de alertar para a problemática das doenças cardiovasculares e os seus consequentes riscos para a saúde. Geralmente, a meu ver, as que mais se destacam são a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a OMS e a Ordem dos Nutricionistas.
Um dos factores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (e muitas outras) é o perímetro (medida) da sua barriga!
Na minha prática clínica, utilizo uma série de perímetros corporais e pregas cutâneas, incluíndo também, além do perímetro abdominal, o perímetro da cintura.
A diferença é que o primeiro é medido ao nível do umbigo (1cm acima) ou na zona mais proeminente do abdómen. Já o segundo é medido na zona mais estreita (abaixo da última costela). No entanto, hoje, quero focar a sua atenção apenas no perímetro abdominal.
E porque falo deste factor?
1. Porque é uma medida fácil de medir, com ou sem ajuda, o leitor poderá rapidamente verificar se a sua medida está ou não na zona saudável (com menor risco de desenvolver problemas de saúde).
2. Porque não necessita de grandes recursos. Tudo o que necessita é de uma fita métrica maleável.
3. Porque os portugueses estão a ficar ''barrigudos'', e este factor conjugado com o grande consumo de sal e consequente hipertensão arterial, está a prejudicar a saúde e qualidade de vida da população portuguesa. (Alimentação Saudável em Números - 2015)
4. Porque uma vez identificado o risco, poderá tomar uma atitude: consultar um nutricionista para melhorar a sua alimentação e reduzir o seu perímetro abdominal.
Como medir:
- Sem roupa
- De pé, com a barriga relaxada e os braços ao longo do corpo (de preferência), pés ligeiramente afastados e tronco direito
- Passe a fita ao redor da sua barriga, a cerca de 1cm acima do umbigo
- Certifique-se de a fita está direita (paralela ao chão)
- Meça sempre no momento de expiração (ar fora)
Confira se o seu perímetro está abaixo dos valores de referência:
Lembre-se: cuide da sua saúde e do seu coração!