Cubos de sabor
Nos últimos tempos tem-se falado muito acerca da importância da redução do consumo de sal e dos malefícios das gorduras de má qualidade na alimentação dos portugueses.
E o que é que isso tem a ver com o post de hoje? Tudo.
Nas minhas consultas, continuo a ter muitos doentes que dizem ''Eu não ponho sal nenhum na comida e também não uso gordura...mas uso um cubo de tempero''
Ora estes cubos de tempero (cuja marca de nome muito popular não vou citar, mas que certamente o leitor conhece e sabe do que falo) são o expoente máximo da concentração de sal e gordura (de má qualidade). Não censuro que os portugueses gostem deles, afinal passam na TV a toda a hora e sim, são realmente saborosos e intensos.
No entanto, há um preço a pagar, e quem paga é a sua saúde. Ainda por cima num país em que temos elevadas taxas de hipertensão arteial, doenças cardiovasculares e obesidade!
Não colocar sal na comida mas enchê-la deste tipo de tempero vai dar ao mesmo (ou pior ainda).
Como ninguém gosta de comida sem sabor, trago uma dica 2 em 1:
Como dar sabor à comida de forma mais saudável enquanto combate o desperdício de alimentos e nutrientes?
Sabia que muitos dos nutrientes dos alimentos ''passam'' para o caldo onde estão a ser cozinhados?
Cada vez que fizer uma cozedura, seja ela de carne/pescado ou vegetais, não deite fora a água!
Pois bem estas águas de cozedura são, por norma, muito ricas em nutrientes e sabor, por isso não devem ser desperdiçadas.
Guarde a água em couvetes próprias para congelar e depois de solidificados, pode colocar em saquinhos ou caixas apropriadas, identificando o sabor do cubo.
Da próxima vez que for cozinhar e quiser dar um toque extra ao tempero é só acrescentar quantos cubos forem necessários!
Só precisa, é claro de ter atenção para não abusar do sal na água da cozedura e utilizar outros condimentos.
A melhor vantagem é que além de ficar com um sabor mais intenso (dos seus temperos e dos ingredientes que cozeu na água) é muito prático de utilizar!
Bons cozinhados ;)