Beringelas à italiana
Hoje decidi fazer um receita diferente. Tinha umas quantas beringelas cá por casa e achei que lhes podia dar destaque no prato, em vez de acabarem na sopa (...são um excelente substituto da batata), como de costume.
Está certo que é um prato diferente e que provavelmente nem sempre haverá tempo para o confeccionar, mas ainda assim fica a receita para os mais aventureiros.
Bom apetite!
Vai precisar de:
3 beringelas médias (carnudas de preferência)
Sumo de 1/2 limão
2 c.sopa de azeite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
200ml de polpa de tomate 100%
100m de água
400g de carne da sua preferência (utilizei porco)
1 c.chá de sal marinho
1 pitada de mistura de pimentas (moída)
1 c.chá de manjericão seco
6 c.sopa de queijo ralado magro
Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Comece por limpar a carne de todas as gorduras visíveis e pique num processador e reserve.
Num tacho, coloque o azeite, a cebola e o tomate e deixe cozinhar lentamente. Quando estiver apurado, coloque no processador juntamente com a água e pique até ficar com um molho cremoso. Volte a colocar o molho no tacho.
Depois, lave as beringelas, corte-lhe o pé e depois corte-as ao meio, no sentido do comprimento.
Com uma faca retire cuidadosamente a polpa das beringelas, tendo o cuidado de deixar a casca intacta. Regue a polpa e as cascas com o limão (para que não escureçam) e corte a polpa que retirou em pedacinho pequeninos (tipo juliana).
Quando o molho voltar a fervilhar, adicione os temperos e depois a carne picada.
Mexa bem para que todos os pedaços de carne se soltem uns dos outros e deixe cozinhar. Por fim, acrescente a beringela picada e deixe cozinhar mais um pouco.
Disponha as beringelas num tabuleiro de forno (é boa ideia colocar uma folha de papel vegetal por baixo...menos coisas para limpar depois). Comece a rechear as beringelas com a ajuda de uma colher, tendo o cuidado de encher bem cada uma delas.
Polvilhe cada beringela com 1 c.sopa de queijo e leve ao forno por 35min.
Está pronto!
(Vai sobrar recheio, é normal uma vez que além da polpa das beringelas se adicionou o volume da carne e do molho! Não se preocupe, este recheio é perfeito para acrescentar a uma massa no dia seguinte.)