top of page

Blog - Receitas

Granola Caseira

Esta é um receita que vem a propósito do post sobre '' Como baixar o colesterol- o poder da fibra!'' no qual falei um pouco sobre os benefícios das fibras alimentares, mais concretamente do B-glucano de aveia.


Uma boa forma de aumentar o aporte de B-glucano é através a ingestão dos tão conhecidos flocos de aveia! Mas quem os consome diariamente, pode ficar com a sensação de que está sempre a ''repetir'' mais do mesmo. Pessoalmente não me aborreço dos flocos de aveia (manias de nutricionista eheheh) mas compreendo que nem todos podem gostar do mesmo. Para que não haja desculpas, deixo uma receita (de aveia) alternativa para poder fugir um pouco aos flocos ao natural e às papas de aveia (que normalmente fazem mais sucesso no inverno).


A granola pode ser consumida em vários momentos do dia, ao natural, com iogurte, fruta ou leite é sempre uma opção saborosa e que deixa qualquer refeição mais interessante (e crocante!)


Com menos calorias do que as granolas ''de compra'' mas com muito sabor!

Bom apetite!


Vai precisar de:


1 tabuleiro de forno

1 folha de papel vegetal

1 espátula de madeira ou silicone

Forno a pré-aquecido a 180ºC


150ml de mel

2 c.sobremesa (rasas) de óleo de côco

400g de flocos de aveia

100g de côco seco ralado

2 c.sopa de sementes de papoila

3 c.copa de sementes de linhaça

4 c.sopa de bagas de goji (opcional)

70g de nozes (picadas grosseiramente)

70g de avelãs ou amêndoas (picadas grosseiramente)


Num tacho, aquecer o mel juntamente com o óleo de côco. É mesmo só deixar ''amornar'' um pouco para que seja mais fácil de misturar os dois ingredientes. Mexa bem. Adicione depois todos os ingredientes, com excepção das bagas e dos frutos secos.

Envolva muito bem! Vai parecer que a mistura está demasiado seca e que se calhar devia ter colocado mais mel...não se preocupe, é mesmo assim!


Depois de tudo bem misturado, forre o tabuleiro com o papel (não precisar de untar!) e deite o preparado anterior...espalhe bem. Leve ao forno para ''torrar'', tendo o cuidado de ir mexendo de vez em quando, para que tudo torre por igual.

Eu precisei de ir virando a mistura a cada 5min (mais ou menos) mas foi muito rápido...ao todo só demorou 15min, mas isso já dependerá de cada tipo de forno.


Quando estiver tudo douradinho, retire do forno e deixe arrefecer completamente. Misture os frutos secos e as bagas e, quando estiver tudo totalmente arrefecido guarde um recipiente hermético, para que se mantenha crocante!


Notas:


1- Utilizei mel, mas se quiser uma opção de mais baixo índice glicémico, pode utilizar xarope de agave.


2- Poderá adicionar outros tipos de frutos secos a seu gosto, só tem de ter atenção à quantidade, o mesmo se aplica às sementes.


3 - É importante não deixar queimar a granola, para que esta não perca as suas propriedades e também que não se formem compostos tóxicos para o seu organismo (proveniente das partes mais ''esturricadas'')


4- Esta granola, quando comparada com uma de marca comercial (alegadamente benéfica para a saúde) tem por cada dose (30g):

menos 33 kcal

menos 1,46g de proteínas

mais 1g de gordura

menos 3,95g de hidratos de carbono


5- Esta granola, quando comparada com uma de marca comercial (alegadamente benéfica para a saúde) tem por cada 100g:


menos 108 kcal

menos 4,37g de proteínas

mais 3,62g de gordura

menos 12,85g de hidratos de carbono


6- Esta versão caseira, apesar de ter um pouco mais de gordura (+1g por cada 30g de produto) há que destacar que é gordura de boa qualidade! Proveniente do côco e dos frutos secos, estas gorduras são amigas do coração! Por não ter qualquer tipo de gordura trans (hidrogenada) ou qualquer tipo de conservante, esta receita é indiscutivelmente mais saudável.




Posts recentes
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page