top of page

Blog - Receitas

Pescada à provençal

Está sem ideias para o jantar? Então prepare-se porque vem aí uma receita que fica pronta num abrir e piscar de olhos.


E porque lhe chamei ''Pescada à provençal''? Porque, em termos gastronómicos chama-se ''provençal'' ou ''à moda da provença'' às confeccções culinárias que têm por base o azeite, o alho, o tomilho (e outras ervas) e opcionalmente, o tomate.

Claro está, esta forma de temperar é típica da antiga província francesa: Provença.


Apesar da pescada não levar tomate, decidi acompanhar esta receita com a clássica saladinha de alface e tomate e ainda com o arroz de açafrão (pode consultar a receita do arroz no post ''Escalopes de perú'')


Este prato é relativamente rápido de fazer (especialmente se já tiver o arroz feito...caso contrário a coisa resolve-se em 10min). Fica delicioso e é apto para celíacos ou sensibilidade ao glúten. Por não ter adição de sal está também adaptado a hipertensos ou em casos de retenção de líquidos.

Sim, leva alguma gordura. Mas quando comparada com os panados clássicos, esta receita tem muito menos gordura (não há banho de fritura, é só para não ''pegar'') e claro está, utilizei azeite extra virgem que é uma gordura saudável.


Vai precisar de:


2 filetes de pescada

2 dentes de alho esmagados

1/2 limão (raspa e sumo)

Mistura de pimentas móida na hora (preta, branca, rosa, jamaica)

4 a 5 c.sopa de farinha de milho

2 c.sopa de ervas da provença

1 ovo (batido)

3 c.sopa de azeite


Alface (5-6 folhas)

Tomate (de preferência maduro)


Comece por preparar a pescada: Numa taça, coloque os filetes de pescada (se forem congelados, convém deixar descongelar) e ''esfregue'' os alhos esmagados, o sumo de limão e as pimentas. Não há necessidade de juntar sal, pois as ervas e o limão já dão um bom sabor! Reserve o preparado.


Prepare a bancada de trabalho: Coloque num prato a farinha e as ervas da provença, misture bem. Ao lado, coloque outro prato (fundo) com o ovo batido.


Pegue em cada filete de pescada, passe-o pelo ovo e depois pela farinha com ervas. Certifique-se de que todo o filete está coberto.


Numa frigideira anti-aderente, coloque o azeite e quando estiver quente adicione os filetes (com cuidado para não partirem). Como não há gordura suficiente para ''mergulhar'' os filetes, convém que os vire para que fiquem cozinhados de ambos os lados. Sugiro que use uma pinça de silicone ou espátula de madeira, uma vez que os filete são fininhos e muito delicados.

Prepare um prato com papel absorvente, porque os filetes ficam prontos em menos de 5min. Retire e coloque no prato com papel para que absorva alguma gordura.


Lave muito bem a alface e o tomate. Escorra a água e corte em pedaços. (não senti necessidade de acrescentar azeite à salada, mas pode-se temperar com um fio de azeite)


Está pronto.


Bom apetite!



Posts recentes
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page