top of page

Blog - Receitas

Pão sem glúten

Muito se tem falado sobre o glúten nos últimos tempos. Não estou aqui para discutir os benefícios ou desvantagens da inclusão do glúten na sua alimentação, pois cada caso é um caso!

Quem precisa de evitar este componente na alimentação (ou tem amigos/ familiares que o fazem) sabe como pode ser difícil continuar a ter uma alimentação diversificada, saborosa e semelhante a uma alimentação dita 'normal' (com glúten).


Por isso, hoje apresento-lhe uma receita de pão sem glúten. O pão é delicioso e até hoje, o pão sem glúten mais semelhante ao pão tradicional que já comi! Engana até os menos distraídos :)


Eu utilizei uma máquina de fazer pão (porque é mais cómodo e suja menos) mas pode meter a mão na massa (e queimar algumas calorias enquanto amassa!)


Vai precisar de:


1 chávena ou copo de 200ml - vai servir de medida para quantificar os ingredientes


1 medida de água morna

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de sal marinho

1 medida de farinha sem glúten (usei a MixPan da Schar)

1/4 medida de farinha de milho (certifiquem-se de que é isenta de glúten)

1/2 pacotinho de fermento (cerca de 5-6g de fermento sem glúten, próprio para pão)

4 colheres de sopa de sementes de linhaça amarela

4 colheres de sopa de sementes de linhaça escura


Acrescente os ingredientes pela ordem apresentada. No caso de utilizar uma máquina, seleccione um programa de pão rápido (cerca de 01h40 de duração) e se possível, escolha a cor escura. Se não quiser que o pão fique com um buraco, pode retirar a pá de amassar (quando terminar de amassar e antes de iniciar o processo de fermentação).


Se amassar à mão, misture tudo numa taça e bata até ficar homogéneo. Uma vez que é um pão sem glúten, não precisa de sovar a massa vigorosamente como faria num pão tradicional. Colo numa forma anti-aderente adequada e deixe fermentar (no forno a uma temperatura indicada pelo fornecedor do fermento). Quando estiver fermentada, suba a temperatura do forno para cerca de 180ºC-200ºC e deixe cozer.


Para ambos os processos, quando estiver cozido desenforme e coloque sobre uma grelha e deixe arrefecer muito bem (2 a 3h) antes de guardar. Pode colocar num saquinho de pano e durará uma semana. Também pode congelar (só tem de ter o cuidado de envolver o pão ou cada fatia em papel de cozinha e papel de alumínio e depois num saco próprio para congelar. Isto tudo, para evitar que fique queimado do frio)


Notas: Esta receita permite dobrar as quantidades sem problema. Não tem aquele sabor a levedura da maioria dos pães sem glúten!


Indiquei a marca da farinha que utilizei, porque já experimentei outras e sei que os resultados não são os mesmos. Esta é a minha preferida. Sim, é um pouco dispendiosa, mas sugiro que fique atento às promoções porque consigo sempre comprá-la por metade do preço habitual.






Posts recentes
Arquivo
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page