Brownies de cacau e côco - Uma delícia sem 'culpa' para os amantes de chocolate
Quem gosta de chocolate sabe como é difícil resistir à tentação. Começa por provar, mas depois está tão delicioso que acaba por comer mais do que devia...depois vem o sentimento de culpa, seja por ter prevaricado a dieta ou por ter consciência de que aquela sobremesa de chocolate estava carregadinha de açúcar e gordura...Pois bem, hoje proponho uma sobremesa que vai fazer as delícias de muitos.
A melhor parte é que tem uma redução das quantidades (e qualidade) de açúcar, gordura e farinha (sem glúten) utilizadas, sem abdicar do sabor! Ainda por cima é muito fácil e rápido de fazer!
Estes brownies são ligeiramente crocantes por fora, mas muito macios e cremosos no interior...e claro, têm um intenso (muito intenso) sabor a cacau.
Para quem quiser reproduzir a receita em casa, cá vai.
Vai precisar de:
6 colheres de sopa de farinha sem glúten (utilizei a MixPan da Schar porque é a que considero mais versátil e sempre com os melhores resultados, mas pode utilizar qualquer outra marca)
3 colheres de sopa de fubá extra fina (farinha de mandicoca)
1 colher de chá de fermento em pó sem glúten
90g de cacau puro em pó
30g de chocolate negro em pó
2 ovos médios inteiros
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de café de sal
5 colheres de sopa de óleo de côco
120g de açúcar amarelo
1 medida de 200ml de côco ralado
Comece por untar um tabuleiro de forno com um pouco de óleo (só para não pegar) e forre com papel vegetal. Programe o forno para 180ºC (esta parte depende muito do forno que utiliza, uns são mais potentes que outros por isso, esteja à vontade para modificar a temperatura se julgar necessário)
Bata os ovos inteiros com o açúcar, a baunilha e o sal até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o óleo de côco e misture muito bem (ao início pode parecer que vai correr mal, mas não deixe de bater até a gordura se misturar bem com o creme).
Depois é altura de adicionar o cacau e o chocolate negro (podem ir misturados). Adicione aos poucos e bata a uma velocidade baixar para não criar grumos (e se não quer acabar com uma bancada, roupa e rosto cheios de cacau :D ).
Quando todo o chocolate estiver misturado, acrescente as farinhas e o fermento e bata até obter uma massa espessa e brilhante. Por fim adicione o côco ralado. Vai terminar com um creme muito espesso (quase uma pasta) e é só deitar no tabuleiro e espalhar com uma espátula de cozinha até ficar uniforme.
Leve ao forno por cerca de 30 min ou até que comece a rachar por cima.
Quando estiver morno corte em quadrados. Bom apetite!
Notas:
A minha receita rendeu 30 brownies (mas obviamente isso irá depender do tamanho do tabuleiro que utiliza e do tamanho dos quadrados)
A receita original utilizava:
Açúcar refinado (+100g do que a minha versão)
Farinha de trigo (com glúten e no dobro da quantidade que utilizei)
Manteiga ( na mesma proporção, mas troquei por óleo de côco)
Ovos (a mesma quantidade)
Chocolate em pó açucarado (145g)
Sal, fermento e baunilha (a mesma quantidade)
Adicionei o côco ralado para substituir a quantidade de farinha e uma parte do chocolate da receita original! Troquei o chocolate em pó açucarado por uma mistura de cacau puro e um pouco de chocolate negro em pó, para reduzir substancialmente o teor de açúcar adicionado.
E porque não utilizei só cacau puro? Bem, é uma boa questão mas a resposta é simples, o cacau puro é muito amargo e nem todos os paladares estão preparados para uma sobremesa tão amarga. Mas é perfeitamente possível fazer só com cacau, é uma questão de se habituar ao paladar amargo.